terça-feira, 27 de setembro de 2011

ELEIÇÃO DA CIST-RECIFE

No dia 19 de outubro, acontecerá, na sede do Conselho Municipal de Saúde do Recife, a eleição para a nova composição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Recife (CIST-RECIFE) para o biênio 2011-2012. Podem se candidatar representantes trabalhadores e representante de órgão formador, a concorrerem respectivamente a 5 (cinco) e 1 (uma) vagas, distribuídos em 3 (três) representantes de centrais sindicais e 02 (dois) representantes de entidades sindicais.

Confira a publicação do DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO QUE SEGUE TRANSCRITA ABAIXO.

===============================================
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE
RESOLUÇÃO Nº 007, DE 11 DE AGOSTO DE 2011

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde do Recife, no uso das competências estabelecidas na Lei Federal nº 8.142/90, na Resolução nº 333/03, do Conselho Nacional de Saúde, e na Lei Municipal nº 17.280/06, e considerando a deliberação adotada na sua 158ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 18 de agosto de 2011,
R E S O L V E :

Art. 1º Aprovar a convocação do processo eleitoral da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Recife (CIST-RECIFE) para o biênio 2011-2012, a ser realizada no dia 19 de outubro do ano em curso, a ser realizada no Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), situado na Rua Major Codeceira, nº 194, Santo Amaro, Recife-PE, com a finalidade de renovar o colegiado da CIST-Recife;

Art. 2º Convocar representantes trabalhadores e representante de órgão formador a concorrerem respectivamente a 05 (cinco) e 01 (uma) vagas, distribuídos em: 03 (três) representantes de centrais sindicais e 02 (dois) representantes de entidades sindicais;

Art. 3º A inscrição dos postulantes deverá ser feita entre às 9h e 17h, na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Recife, conforme endereço acima mencionado e fone/fax: 3355.2095/2086, conforme data definida acima.

I - No ato da inscrição a entidade deverá apresentar cópia do Estatuto, a ata da última reunião realizada entre os anos de 2011 e 2012, uma declaração que defina o representante da entidade e cópia da cédula de identidade do representante indicado.

II - A exigência do inciso anterior compete exclusivamente as vagas dispostas no Art. 2º desta resolução;

III - A composição das demais 16 (dezesseis) instâncias, bem como instâncias representativas a compor a CIST-Recife ocorrerá mediante indicação, tendo em vista já estão definidas as instituições devido ao caráter expressivo na discussão da Política de Saúde do Trabalhador, conforme Regimento Interno do CMS-Recife.

Art. 4º Esta resolução entre em vigor a partir da data de sua publicação.

DIEGO PESSOA GOMES
Coordenador do Conselho Municipal de Saúde

Oficina debate o papel do conselheiro de saúde no Controle Social

Tamiles Cordeiro falou sobre o Controle Social e o Serviço Social
Teve início, nesta terça-feira (27), na Policlínica Agamenon Magalhães – Afogados, o ciclo de palestras da Oficina Temática “A importância do conselheiro no fortalecimento do Controle Social da Saúde” promovido pelo CMS-Recife. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da estagiária do Conselho Tamiles Cordeiro e tem o objetivo de discutir a participação popular nas políticas públicas de saúde.

Estiveram presentes, no encontro, conselheiros de saúde, o coordenador Adrião Albuquerque, o secretário executivo Antônio Gomes e a gerente Rita Tenório, todos do Distrito V; a gerente da policlínica e membros da equipe da Secretaria Executiva do CMS-Recife. A estagiária Tamiles Cordeiro explanou o projeto, abordando temas como “Participação Popular”; “Controle Social”; “Universalidade do SUS”; “Regulamentação dos Conselhos de Saúde”; “A importância dos Conselheiros no fortalecimento do SUS”; e a contribuição do Serviço Social para o Controle Social”.

Adrião Albuquerque elogiou a iniciativa e ressaltou a importância dos usuários e trabalhadores no exercício do Controle Social. Já a gerente Rita Tenório disse que “é necessário um exército de pessoas, não apenas fiscalizando, e sim, planejando o melhoramento das unidades de saúde.

Representantes do Distrito V na mesa
A secretária executiva do CMS-Recife Suzana Assis alertou os participantes que é importante que haja uma sensibilização para a prática do Controle Social. “Existe uma necessidade de reencantamento pelo SUS. Precisamos sempre resgatar o passado para planejar bem o futuro de um SUS que foi implantado, mas falta ser efetivado”, destacou a secretária.

Tamiles Cordeiro deixou uma mensagem de incentivo a todos os conselheiros de saúde: “Permanecer na luta é necessário. Cada um de nós tem que ser igual ao beija-flor. Mesmo que a água que carregamos em nosso bico seja pouca, ao menos, estamos fazendo a nossa parte.”

Como resultado da Oficina, além da troca de experiências entre conselheiros de saúde, serão encaminhadas propostas a serem debatidas na Conferência Estadual nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Esta primeira etapa foi realizada no Distrito Sanitário V e as próximas já agendadas acontecerão no dia 4 de outubro na sede do Distrito II e no dia 5 no Distrito IV, na Policlínica Lessa de Andrade.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

XIII PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE CONSELHOS DE SAÚDE

Nesta segunda-feira (26), tem início, no Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda, a XIII PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE CONSELHOS DE SAÚDE. O evento será realizado no auditório Tabocas a partir das 8h, iniciando com o credenciamento, até as 18h30.
O público alvo da plenária são os delegados municipais e distritais os quais devem ser indicados por seus respectivos conselhos de saúde para se candidatarem a uma vaga na etapa nacional. Entre os temas a serem debatidos nesta próxima segunda-feira está a mesa redonda "O Papel dos Representantes Estaduais na Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde – Recorte Pernambuco".

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CMS-Recife convida para reunião ampliada com delegados da Conferência Estadual

No próximo dia 30, será realizada a Reunião Ampliada para a 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. Todos os delegados eleitos na 10ª Conferência Municipal de Saúde do Recife devem comparecer ao encontro que será realizado, às 14h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (rua Real da Torre, nº 299, Madalena)

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones do Conselho Municipal de Saúde: (81) 3355-2095 / 3355-2086 – procurar Renata Lima ou Edson Rosa.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CONSELHEIROS DE SAÚDE DO RECIFE SÃO CAPACITADOS EM GESTÃO PÚBLICA



foto: Luciano Ferreira
Por Bárbara Travassos
Cerca de 40 conselheiros municipais e distritais de saúde do Recife participaram, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), da Capacitação em Gestão Pública realizada pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de Pernambuco. O Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) promoveu o evento, no Centro de Formação Profissional Professor Paulo Freire, na Madalena, com o intuito de oferecer conhecimentos técnicos qualificados para o bom exercício do controle social na saúde.

Entre os temas abordados, estiveram a Lei Federal de Licitações nº 8.666/93; a Lei do Pregão nº 10.520/2002; os princípios da Administração Pública e as atividades dos tribunais de Contas, do Ministério Público, da Câmara dos Vereadores, do Controle Interno (instrumento mais recentemente implantado, em 2009); e o Controle Social.

O instrutor do curso, João Robalinho, destacou a importância da participação do Controle Social na fiscalização da implementação das políticas públicas, através da sociedade civil organizada, para o maior aproveitamento dos recursos públicos e maior benefício e usufruto da população. Ainda foram discutidos temas como as modalidades de licitação (concorrência, tomada de preço, convite, concurso, leilão e pregão), além do papel dos integrantes do Controle Social perante questões apresentadas por características na gestão pública, como o Patrimonialismo e a excessiva utilização de linguagem técnica, principalmente, em contratos de serviços e aquisição de bens móveis e imóveis.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Capacitação em Gestão Pública para o Controle Social

O Conselho Municpal de Saúde (CMS-Recife) realizará nestas quarta e quinta-feiras (14 e 15) a Capacitação em Gestão Pública, ministrada pela Escola de Contas do Estado/Tribunal de Contas do Estado. O evento contará com a participação de cerca de 40 conselheiros municipais e distritais de saúde e acontecerá, das 8h às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, situado na Real da Torre, 299, Madalena.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UNIDADE DE CUIDADOS INTEGRAIS GUILHERME ABATH FAZ ANIVERSÁRIO E OFERECE VÁRIOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO



Durante a programação será lançada a Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas

Por Tádzio Estevam

A unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath, vinculada à Secretaria de Saúde do Recife e localizada no bairro do Torreão, completará na próxima sexta-feira (16) sete anos de existência. Para comemorar a data da unidade que oferece uma gama de serviços como Yoga, Tai Chi Chuan e meditação, foi organizada uma programação muito especial que terá início na segunda-feira (12) e segue até a data oficial de aniversário (16). Na programação será lançada a Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas, além de várias atividades gratuitas para os usuários da Rede Municipal de Saúde e o público em geral.

Entre a segunda (12) e a sexta (16) acontecerão palestras, rodas de discussão, exibição de filmes, oficinas, feira de troca solidária e outras atividades durante todo o dia. Na segunda-feira (12), a partir das 8h, acontecerão oficinas de bioenergética, automassagem, Yoga, Tai Chi Chuan e Yoga em dupla. No final do dia, às 18h, haverá a exibição do filme La Belle Verte, uma trama que conta a história de uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem a Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. O filme conta com a direção de Coline Serreau - que recebeu prêmio pelas músicas que compôs para o filme - e que faz uma divertida e também sarcástica crônica sobre o nosso caótico planeta.

A terça-feira (13), também a partir das 8h, terá na programação oficinas de dança circular, qualidade de vida, alimentação saudável, as práticas da ginástica chinesa Xian gong e Lian gong, massagem que estimulará as sensações por meio dos aromas e exposição de artes plásticas. Um dos destaques deste dia será a Feira de Troca Solidária, às 14h, que consistirá na permuta de objetos em bom estado de conservação como roupas, acessórios, objetos de decoração e utilidades do lar. À noite (19h), haverá uma roda de conversa sobre alimentação sem carne oferecida pela Sociedade Vegetariana Brasileira. No dia seguinte (quarta-feira, 14), os frequentadores do evento poderão conferir uma feira de artesanato, participar das oficinas de dança, de ginástica, oficina sobre saúde do corpo e da alma e assistir a uma palestra sobre alimentação viva. Também no período da noite, às 19h, será apresentado, durante uma roda de debates, o comitê pernambucano que irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Rio + 20 que visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta vinte anos após a Rio-92. As atividades da quinta-feira (15) conta com oficinas e palestras durante o período da manhã (das 9h às 12h).

No último dia de programação (sexta-feira, 16), e também a data oficial de aniversário da unidade, haverá a exibição de vários curtas metragens e o momento mais importante do evento: o lançamento da Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas que reafirma o compromisso da atual gestão municipal com a consolidação do SUS no Recife. A capital foi a primeira do Brasil a ter uma Unidade de Cuidados Integrais em Saúde (UCIS) e que agora passará a ter uma política de práticas integrativas para todo o Município. Isso quer dizer que as práticas abrangerão as unidades de Saúde da Família, através dos Núcleos de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), os polos do Academia da Cidade, e a criação de uma nova ucis no Distrito Sanitário IV em co-gestão com a UFPE. A política municipal inclui também iniciativas de assistência farmacêutica e a instalação de um Conselho Municipal de Práticas Integrativas.

Guilherme Abath – Fundada em 2004 em conformidade à portaria do Ministério da Saúde N° 971 de 2006, que regula e incentiva a implantação das práticas integrativas à rede do SUS, a UCIS Guilherme Abath oferece tratamentos da medicina tradicional Chinesa além de outras atividades que ajudam a socialização e manutenção da saúde de usuários de toda a rede. Práticas como Acupuntura, Homeopatia, Yoga e Tai Chi Chuan são oferecidas gratuitamente ao pacientes, inclusive de outros municípios, tendo em vista que a unidade é a única do SUS que disponibiliza diversos tratamentos alternativos em um só lugar. Para ter acesso aos serviços basta um encaminhamento de qualquer Unidade do SUS contendo o diagnóstico do paciente; com uma triagem pré-agendada o usuário é avaliado por um profissional da casa que indicará as práticas de acordo com a necessidade de cada caso.



PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE NO PLENO DO CMS-RECIFE

O que já foi gasto até o mês de agosto do ano de 2011 pela Secretaria de Saúde do Recife foi trazido para o pleno do CMS-Recife, nesta quinta-feira (8). A diretora financeira Adelaide Caldas apresentou a prestação de contas ao Conselho e disse que até o dia 16 a secretaria está fechando a Lei Orçamentária Anual (LOA) em consonância com o Plano Plurianual (PPA) 2010-2013.



De acordo com a gestora, a receita recebida pela secretaria até o momento foi de aproximadamente R$ 256 milhões e meio da verba total de cerca de R$ 545 milhões que tem ainda a receber, sendo desse montante R$ 249 milhões repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


terça-feira, 6 de setembro de 2011

CMS-Recife faz doação ao Hospital da Mirueira

                                                       
Doação foi entregue no Hospital
foto: Bárbara Travassos
       
    A Comissão Executiva do CMS-Recife entregou ao Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, cerca de 160 blusas que sobraram da 10ª Conferência Municipal de Saúde. A doação foi uma decisão tomada durante pleno do Conselho e realizada nesta segunda-feira (5) com a participação dos conselheiros Gilda Guimarães, Valderlene Guimarães e Marcos Antônio da Silva.

O diretor da instituição José Carlos Rosa recebeu os representantes do CMS-Recife e ficou muito grato pela atitude. Ele afirmou que as doações são sempre muito bem   vindas para o hospital que atende pacientes com  hanseníase e vítimas do alcoolismo.


O local também faz atendimentos ambulatoriais em hanseníase, tem um moderno núcleo de reabilitação psicossocial, onde são atendidas diariamente 40 pessoas em sessões de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conselho avalia Projeto Pró-Saúde

O conselheiro Marcos Antônio (esq) participou da reunião do Pró-Saúde

O Conselho de Saúde do Recife, através do representante dos usuários Antônio Marcos da Silva, avaliou o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional – Pró-Saúde – Fase II. O projeto foi aprovado, nesta sexta-feira (2), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, Hospital Oswaldo Cruz, Santo Amaro.

Entre as ações previstas no projeto estão a ampliação de verba para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares nos espaços de formação dos profissionais de saúde; planejamento e desenvolvimento de protocolos de atendimento para a rede básica e de média complexidade. Além desses pontos, está inclusa a capacitação dos docentes e preceptores mediante curso de Especialização em Pedagogia do ensino Superior em Saúde.

O conselheiro Marcos Antônio da Silva destacou o papel do Conselho na implantação deste projeto. “O CMS-Recife vai fiscalizar o andamento dos processos deste trabalho do Pró-Saúde . Isso é bom para os usuários”, disse. 



ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO RECIFE É DISCUTIDA EM PLENO








A Política de Assistência Farmacêutica do Recife foi discutida, na tarde desta quinta-feira (1º), em pleno do CMS-Recife. O gerente da Farmácia, Hermias Veloso, explanou sobre toda a sistemática de distribuição de medicamentos nas unidades de saúde das seis regiões político-administrativas e quais ações estão sendo implementadas para melhor atender aos usuários de saúde.

Atualmente, a gestão fornece gratuitamente medicamentos para 117 Unidades de Saúde da Família; 3 maternidades; 11 policlínicas; 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); 6 CAPS ad para tratamento de álcool e outras drogas; 2 hospitais pediátricos; 5 hospitais psiquiátricos; 5 hospitais gerais estaduais; entre outros. Só em 2010, foram gastos cerca de R$ 43.500.000,00 com a assistência farmacêutica na rede municipal.

Até 2012, o serviço será  ampliado e qualificado com a capacitação dos atendentes das farmácias e com o acréscimo de medicamentos para tratamento de labirintite, rinite alérgica, antiespamódico urinário e o de ação medular, antidepressivo e analgésicos. Entre as ações programadas para esses próximos anos estão também a ampliação do atendimento em homeopatia e a implantação da assistência em fitoterapia na rede de saúde do Recife. 

As principais dificuldades destacadas pelo gerente Hermias Veloso na administração da Assistência Farmacêutica do Recife são a falta de carreira para o pessoal de nível médio, os entraves para alocação de recursos do Estado e do Ministério da Saúde, e o cumprimento dos prazos de fornecimento das medicações pelas empresas contratadas por licitação.