segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE SAÚDE

Estão abertas as inscrições para a "Capacitação em Diretrizes do SUS" promovida pelo CMS-Recife. Os interessados em participar do evento devem enviar e-mail para cms-recife@hotmail.com ou ligar para (81) 3355-2095. O curso está voltado para conselheiros de saúde distritais e municipais do Recife.

A capacitação acontecerá nos dias 3, 4, 21 e 22 de novembro de 2011, no auditório do SIDSPREV, das 8h às 17h. O local fica na Rua Marquês do Amorim, nº 174, Ilha do Leite - Recife.


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conselho participa de Seminário Nacional de Gestão Participativa e Controle Social

Dois representantes do CMS-Recife participarão, a partir desta quarta-feira (26), em Brasília, do Seminário Nacional Gestão Participativa e o Controle Social no SUS. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP do Ministério da Saúde e tem o objetivo de apoiar os estados e municípios na qualificação da participação social no SUS.

O conselheiro Ricardo Jorge da Silva, representante do segmento usuário, e a secretária executiva do Conselho de Saúde do Recife participarão do evento. Um dos temas a serem abordados será a garantia de acesso e acolhimento com qualidade que será debatida por conselheiros, lideranças sociais e representantes governamentais da saúde.

A finalidade do encontro que ocorre de 26 a 28 de outubro é estabelecer espaço de diálogos para troca
de experiências e saberes sobre Gestão Participativa e Controle Social, fortalecendo o desenvolvimento
de ações intersetoriais para a garantia de direitos e cidadania.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pessoa com Deficiência e Comissão Eleitoral Gestão 2012-2013 do CMS-Recife em pauta

O Pleno do CMS-Recife debate, na tarde desta quarta-feira (20), a Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do projeto é a inclusão dos cidadãos com deficiência na sociedade em parceria com as secretarias de Direitos Humanos, Assistência Social e Educação, além do apoio das instâncias do Controle Social.

Entre os pontos de pauta a serem discutido,s também no Pleno do Conselho, está a composição da Comissão Eleitoral para eleições do CMS-Recife (biênio 2012-2013).  Será discutida também a Proposta de Regulamentação do Plano de Trabalho  do Pré-Convênio sobre a Construção das unidades de saúde Córrego do Euclides (Distrito Sanitário III) e do Prado (Distrito IV).


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Eleição CIST-Recife é nesta quarta-feira



Nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, será realizada, na sede do Conselho Municipal de Saúde do Recife, a eleição para a nova composição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Recife (CIST-RECIFE) para o biênio 2011-2012. Podem se candidatar representantes trabalhadores e representante de órgão formador, a concorrerem respectivamente a 5 (cinco) e 1 (uma) vagas, distribuídos em 3 (três) representantes de centrais sindicais e 02 (dois) representantes de entidades sindicais.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail:  preta.nere@hotmail.com 

Confira a publicação do DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO QUE SEGUE TRANSCRITA ABAIXO.

===============================================
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE
RESOLUÇÃO Nº 007, DE 11 DE AGOSTO DE 2011

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde do Recife, no uso das competências estabelecidas na Lei Federal nº 8.142/90, na Resolução nº 333/03, do Conselho Nacional de Saúde, e na Lei Municipal nº 17.280/06, e considerando a deliberação adotada na sua 158ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 18 de agosto de 2011,
R E S O L V E :

Art. 1º Aprovar a convocação do processo eleitoral da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Recife (CIST-RECIFE) para o biênio 2011-2012, a ser realizada no dia 19 de outubro do ano em curso, a ser realizada no Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), situado na Rua Major Codeceira, nº 194, Santo Amaro, Recife-PE, com a finalidade de renovar o colegiado da CIST-Recife;

Art. 2º Convocar representantes trabalhadores e representante de órgão formador a concorrerem respectivamente a 05 (cinco) e 01 (uma) vagas, distribuídos em: 03 (três) representantes de centrais sindicais e 02 (dois) representantes de entidades sindicais;

Art. 3º A inscrição dos postulantes deverá ser feita entre às 9h e 17h, na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde do Recife, conforme endereço acima mencionado e fone/fax: 3355.2095/2086, conforme data definida acima.

I - No ato da inscrição a entidade deverá apresentar cópia do Estatuto, a ata da última reunião realizada entre os anos de 2011 e 2012, uma declaração que defina o representante da entidade e cópia da cédula de identidade do representante indicado.

II - A exigência do inciso anterior compete exclusivamente as vagas dispostas no Art. 2º desta resolução;

III - A composição das demais 16 (dezesseis) instâncias, bem como instâncias representativas a compor a CIST-Recife ocorrerá mediante indicação, tendo em vista já estão definidas as instituições devido ao caráter expressivo na discussão da Política de Saúde do Trabalhador, conforme Regimento Interno do CMS-Recife.

Art. 4º Esta resolução entre em vigor a partir da data de sua publicação.

DIEGO PESSOA GOMES
Coordenador do Conselho Municipal de Saúde

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conselheiros do Recife marcam presença na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco

Vários representantes dos conselhos de saúde do Recife e de outros municípios participaram da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco, entre os dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Convenções – em Olinda. A delegação do CMS-Recife esteve presente nas discussões em grupo, onde defenderam as propostas que foram consolidadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde: Recife consolidando o SUS através da Participação Popular.

As plenárias temáticas contaram com a participação de delegados de todos os municípios do Estado, totalizando cerca de duas mil pessoas. Foram discutidas e avaliadas as propostas provenientes das conferências municipais realizadas de junho a setembro desse ano. Desta etapa, sairão demandas a serem apresentadas na 14ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada, em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Dois eixos foram discutidos por 12 grupos na Conferência Estadual, enfatizando os temas “Novos modelos de atenção à saúde que atendam aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença” e “Acesso e acolhimento humanizado com qualidade: desafios para o SUS em Pernambuco”. Do total, apenas 35 propostas, separadas em sete diretrizes, poderão ser enviadas para a etapa nacional.


“O apanhado final das propostas trabalhado nas plenárias temáticas foi construído no intuito de facilitar e incluir as pessoas nas discussões”, explica o coordenador da Subcomissão de Relatoria, Domício Sá. Acompanhando o processo pela primeira vez, a conselheira do Distrito VI do Recife Miriam Florêncio destacou a boa participação do público. “Estou percebendo muitas pessoas politizadas aqui contribuindo com uma riqueza de propostas e vontade de melhorar o SUS. Temos que acompanhar os prazos para o cumprimento dessas demandas, fazendo nosso papel de delegados da saúde”, disse. 

Da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco serão eleitos 124 delegados para participar da Conferência Nacional. A eleição partidária, respeita o critério populacional, garantindo assim a participação de todas as regiões.

Confira as fotos da plenárias temáticas da 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco.
Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Controle Social é tema de Oficina do CMS-Recife

Tamiles Cordeiro incentivou o debate sobre o Controle Social da Saúde

A importância do conselheiro no fortalecimento do Controle Social da Saúde foi tema de debate da Oficina promovida pelo CMS-Recife nesta quarta (5), na Policlínica Lessa de Andrade - Madalena. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da estagiária do Conselho Tamiles Cordeiro e tem o objetivo de discutir a participação popular nas políticas públicas de saúde.

Representantes dos segmentos trabalhador, gestor e usuário da saúde estiveram presentes no encontro. Compuseram a mesa a Diretora da Policlínica Roseli Nascimento, o conselheiro distrital de saúde Paulo Menezes, o conselheiro municipal Marcos Antônio da Silva e a secretária executiva do CMS-Recife Suzana Assis.

Tamiles Cordeiro abordou temas da Oficina como “Participação Popular”; “Controle Social”; “Universalidade do SUS”; “Regulamentação dos Conselhos de Saúde”; “A importância dos Conselheiros no fortalecimento do SUS”; e a contribuição do Serviço Social para o Controle Social”.



Lucineide Brasil falou sobre incentivos para conselheiros
Integrante do Conselho Gestor de Unidade da Policlínica Lessa de Andrade, Lucineide Brasil destacou o compromisso do conselheiro com a sociedade. “Os conselheiros precisam de incentivo para trabalhar e não para prestar contas a políticos. Quero debater aqui uma forma efetiva de cobrarmos respostas mais rápidas da gestão como o abastecimento de medicamentos nas unidades”, disse a conselheira.

Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT-PE 4654)











7ª Conferência Estadual de Saúde começa no próximo domingo
Ministro da Saúde e Secretário Estadual de Saúde abrem o evento
A partir deste domingo (09/10), mais de 2 mil pessoas estarão discutindo e avaliando o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. Os debates acontecerão durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada no Centro de Convenções, em Olinda. A solenidade de abertura, marcada para as 10h, contará com a presença do secretário Estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Este é o momento de a sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e a participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de Estado”, explica o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
Nos três dias de evento, a Conferência espera reunir usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. São representantes de 183 municípios e do distrito estadual  de Fernando de Noronha que realizaram, no primeiro semestre do ano, conferências municipais, onde foram levantadas as questões que estarão em debate no Centro de Convenções. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade.
Durante a Conferência, haverá ainda a eleição de 124 delegados que irão compor a delegação pernambucana que representará o Estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília/DF, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.
Homenagens – Neste ano, a Conferência Estadual de Saúde vai homenagear a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti, e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.
Programação – Até a próxima terça-feira (11/10), o evento contará com uma série de mesas redondas e apresentação de palestras. No dia da abertura, o senador Humberto Costa fará a exposição da Conferência Magna, que discutirá o tema principal do evento: Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro. Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site da Conferência:http://7conferenciasaudepe.com.br/.


Da assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Saúde - PE

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Seminário de Saúde nos 190 Anos da Convenção de Beberibe

Nesta quarta-feira (7), o Grupo Beija Flor de Beberibe promoverá um Seminário de Saúde dentro do evento "190 Anos da Convenção de Beberibe". Entre os temas a serem debatidos estão saúde mental, hanseníase, DSTs e Aids, combate ao crack e Controle Social. Todas as palestras serão realziadas na Escola Profissionalizante de Beberibe (Rua Melânico de Barros, nº 46 - Beberibe) a partir das 9h.

Confira programação abaixo.