segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Capacitação em "Diretrizes do SUS" qualifica o exercício do controle social

                                                                                                          foto: Bárbara Travassos
Fortalecimento do controle social com "Diretrizes do SUS"

O Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) está realizando mais uma edição da capacitação “Diretrizes do SUS” hoje (19) e amanhã (20), das 8h às 17h. O evento acontece no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, e tem objetivo de ampliar o conhecimento daqueles que exercem o controle social e discutir formas de trabalho entre os conselhos de saúde.




O pesquisador da Fiocruz Domício Sá está ministrando o curso que envolve conselheiros distritais e municipais de saúde que vão trocar experiências e planejar ações a serem implementadas. Os secretários executivos dos distritos sanitários IV e V, Antônio Gomes e Jeanne Silva, respectivamente, além da representante do conselho municipal Suzana Assis, também estão participando da capacitação.




O I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco 





A secretária Suzana Assis foi a facilitadora do evento


O I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco aconteceu, nesta sexta-feira (16), em Serra Talhada, interior do Estado, com a participação da secretária executiva do CMS-Recife  Suzana Assis como facilitadora. O evento teve o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das práticas profissionais dentro dos conselhos municipais e locais de saúde.

A necessidade de uma equipe técnica qualificada para o exercício das funções da Secretaria Executiva foi um dos temas debatidos no Fórum. Suzana Assis destacou que é fundamental seguir os procedimentos administrativos e respeitar o que preconiza o Regimento Interno dos Conselhos. Ela destacou que além de ser um apoio técnico-administrativo dos conselhos, a secretaria executiva é o elo entre os (as) conselheiros (as) e Secretaria de Saúde. “Somos o ‘coração’ dos conselhos porque procedemos com todos os encaminhamentos oriundos dos plenos, das comissões e grupos de trabalho”, disse.
Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministro da Saúde Alexandre Padilha inaugura unidades no Recife


Nesta segunda-feira (19), o ministro da Saúde Alexandre Padilha estará na cidade do Recife para inaugurar, junto ao prefeito João da Costa, a Academia da Cidade Praça do Chié - em Campo Grande, às 8h - e a Policlínica Salomão Kelner - em Água Fria, às 14h30.

SERVIÇO:
- Academia da Cidade Praça do Chié:
DATA: 19/12/11
HORA: 8h
LOCAL: Av. Agamenon Magalhães - CAmpo Grande (próximo à antiga Fábrica Tacaruna)

- Policlínica Salomão Kelner:
DATA: 19/12/11
HORA: 14h30
LOCAL: Estrada Velha de Água Fria (antigo pátio da Feira de Água Fria)


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Diretrizes do SUS são foco de capacitação


A Capacitação em Diretrizes do SUS voltada para conselheiros de saúde distritais e municipais terá continuidade nestas próximas segunda e terça-feiras (19 e 20). O evento é promovido pelo CMS-Recife e será realizado das 8h às 17h, no auditório do Centro de Formação Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, nº 299, bairro da Madalena).


O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento daqueles que exercem o controle social sobre o SUS e discutir formas de trabalho entre os conselhos de saúde, trocando experiências e traçando ações a serem implantadas. O evento foi realizado em etapas anteriores nos dias 3 e 4; e 21 e 22 de novembro. Outras informações devem ser obtidas com o servidor do CMS-Recife Edson Rosa pelo telefone (81) 3355-2095.






Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco


Nesta sexta-feira (16), será realizado, em Serra Talhada, o I Fórum de Secretárias Executivas, Conselheiros e Gestores da Saúde de Pernambuco. A secretária executiva do CMS-Recife  Suzana Assis será a facilitadora do evento que tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das práticas profissionais dentro dos conselhos municipais e locais de saúde.  

Entre os pontos a serem debatidos no fórum está o reconhecimento da necessidade de uma equipe técnica qualificada para o exercício das funções da Secretaria Executiva como elemento fundamental para a mediação das relações no trato técnico-operativo comprometido com o Controle Social.

De acordo com Suzana Assis, a Secretaria Executiva se inscreve enquanto mediadora  entre conselheiros (as) e a gestão. "O empoderamento acerca dos procedimentos administrativos além do respeito ao que preconiza o Regimento Interno dos Conselhos possibilita a estes profissionais contribuir de forma mais eficaz com o seu exercício profissional. Ela destaca ainda o correto modo de atuação: "A ética é o princípio primeiro a nortear a condução dos trabalhos, levando em consideração ainda o arcabouço legal de regras e normas, que referenciam os papéis e competências tanto de conselheiros quanto da (o) secretária (o) executiva (o)."


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE 4654)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Novo Conselho Gestor de Unidade na Policlínica Agamenon Magalhães


No próximo dia 13, terça-feira, será realizada, na Policlínica Agamenon Magalhães a eleição do Conselho de Unidade para o segmento usuário. O processo está sendo organizado pela gerência do Distrito Sanitário V. No dia 22 de novembro de 2011, aconteceu a apuração dos votos para composição da nova gestão (2012-2013) do conselho para o segmento trabalhador.

Na ocasião, a Chapa 2 foi declarada vencedora representada pelos trabalhadores Cleyton Davyd Faustino da Silva, Edna Maria Sales da Silva, Edneide Pires da Silva Gomes, Eliane Angelita dos Santos, Fábio Ferreira Barros e Fernando Cândido da Silva . O evento foi acompanhado pelo coordenador do Conselho Distrital de Saúde, Adrião Albuquerque e pelo secretário executivo do Distrito Sanitário V, Antonio Gomes. Vale destacar o apoio das atuais conselheiras de unidade e componentes da comissão eleitoral Célia Maria de Santana e Maria da Paz Leite. A eleição para o segmento usuário ficou marcada para o dia 13/12/2011.


* com informações da Secretaria Executiva do Distrito V


Assessoria de Comunicação do CMS-Recife
Jornalista Responsável: Bárbara Travassos (DRT/PE - 4654)